O que e um clã pioneiro?


Clã Pioneiro
É um grupo formado por jovens de 18 a 21 anos, integrantes do movimento escoteiro. O Ramo Pioneiro é voltado a ajudar ao próximo com atividades comunitárias, seguindo o seu lema Servir. O clã pioneiro é orientado por um(a) mestre(a). Existem dentro dos clãs uma comissão administrativa , é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos, sejam eles relacionados à finanças, atividades, patrimônio.

Como surgiu

A guerra de 1914, entretanto, impediu que a Sociedade se desenvolvesse. Ao término da guerra, o problema dos jovens assumiu importância maior, por causa dos que descobriram a existência do Escotismo, mas já haviam ultrapassado a idade de 16 ou 17 anos de idade. Assim, em setembro de 1918, foi escrito um folheto intitulado “Regulamento dos Rovers” (Pioneiros), dentro do Movimento Escoteiro. Em 1920 foram publicados, em duas partes, “Notas sobre o Adestramento dos Rovers”.
O passo seguinte, importante para o desenvolvimento do Pioneirismo, foi a publicação por Baden Powell de seu livro “Caminho para o Sucesso”, com o objetivo de estimular, inspirar e aconselhar os Pioneiros.
O Ramo Pioneiro possui muitas diferenças dos demais Ramos do Movimento Escoteiro, pois cada clã possui uma mística, que guarda muitos segredos, sendo que somente quando se é integrante do clã pode-se saber.

A Forquilha Pioneira

A “Forquilha Pioneira” encerra, no seu simbolismo, o firme propósito do Pioneiro Investido de continuar enriquecendo o processo de sua vida por pensamentos e ações melhores, razão porque, o Mestre Pioneiro deve incentivar aos jovens que entram no Clã a se tornarem Pioneiros Investidos, possuindo, cada um, a sua Forquilha.
A Forquilha é feita de um galho de árvore e se constitui de quatro partes:
Ponteira: na parte inferior da haste, representa, simbolicamente, a base de toda a vida do Pioneiro, ou seja, seu caráter sem mancha;
Haste: representa o caminho reto que o Pioneiro deve palmilhar, em sua vida, como homem de caráter, consciente de suas responsabilidades;
Nós da haste: são dificuldades, os obstáculos a serem transpostos no seu caminhar pela estrada da vida;
V da forquilha: simbolicamente, é a vitória, coroando uma vida dignificante, honesta, proveitosa.